7 sinais que mostram que a sua imunidade está baixa

O sistema imunológico é um sistema de defesa intrincado e complexo que é simplesmente estonteante.

Essa incrível rede de células, tecidos e órgãos funciona para detectar quaisquer invasores prejudiciais que entrem em seu corpo (vírus, parasitas, micróbios e bactérias) e se mobiliza para travar uma guerra contra o inimigo.

Essas substâncias nocivas são chamadas de antígenos.

imunidade-baixa

Sistema de Defesa do seu Corpo

O incrível sistema imunológico é programado para reconhecer milhões de antígenos, desde o resfriado comum até os antígenos do câncer.

Quando esses antígenos entram no corpo, o sistema imunológico tem uma missão: matar, matar, matar!

Somos bombardeados com essas substâncias nocivas a cada segundo de nossas vidas.

Eles são encontrados em superfícies, nas coisas que tocamos, no ar que respiramos e até mesmo nos alimentos que comemos.

Felizmente, nosso sistema imunológico é capaz de desviar a maioria deles antes que eles possam entrar em nosso corpo.

Esta batalha está sendo travada sem parar enquanto vivemos alegremente nossas vidas diárias.

Descubra agora os 7 sinais que a sua imunidade está baixa

O principal problema associado a uma imunidade baixa é a inflamação, que causa uma série de doenças e condições. Os sintomas a seguir indicam que seu sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria.

1. Constipação / diarreia
Episódios frequentes de diarreia ou constipação indicam inflamação no intestino causada por uma bactéria ou vírus que o seu sistema imunológico está fraco demais para destruir. Problemas de digestão recorrentes ou crônicos geralmente são problemas de saúde do sistema imunológico.

2. Cura lenta
Feridas ou arranhões que tendem a ficar inchados, inflamados e demoram mais para cicatrizar indicam um sistema imunológico fraco.

3. Mãos e pés frios
A inflamação dos vasos sanguíneos restringe o fluxo sanguíneo para as extremidades, fazendo com que sintam frio nas mãos e pés. Novamente, este é um sintoma de uma imunidade baixa.

4. Resfriados frequentes
Se você sofre de resfriados frequentes que são difíceis de se livrar, este é um sinal claro de que seu sistema imunológico não está funcionando perfeitamente e está muito fraco para detectar e destruir até mesmo um antígeno do resfriado simples.

5. Níveis elevados de estresse
Você notou como costuma ficar doente após um período particularmente estressante da sua vida? A pesquisa mostrou que o estresse de longo prazo enfraquece o sistema imunológico. É fundamental que você reserve um tempo para relaxar e desestressar regularmente.

6. Infecções frequentes
Dor de garganta, infecções de ouvido, cortes e feridas que infeccionam são todos sinais de que seu sistema imunológico precisa de um reforço importante.

7. Fadiga
Quando o sistema imunológico está fraco, o corpo tenta conservar energia e direcioná-la ao lento sistema imunológico para mantê-lo funcionando. O resultado geralmente é fadiga crônica.

Se você está experimentando um ou mais desses sinais de alerta, é hora de dar ao seu sistema imunológico a atenção necessária para evitar que sua saúde se deteriore ainda mais.

Leia também:

Como estimular a serotonina, o hormônio da felicidade

Como controlar a ansiedade sem o uso de medicamentos?

Estudo aponta que o Alecrim tem ação na prevenção do Alzheimer

Os benefícios do mel para sua imunidade