Estudo aponta que o Alecrim tem ação na prevenção do Alzheimer

As substâncias naturais presentes no alecrim são constantemente alvos de estudos.

Esse fitoterápico conta com propriedades muito significativas em seus compostos para os benefícios da saúde.

Confira o que diz o estudo sobre a ação do alecrim na prevenção do Alzheimer.

alecrim-e-doença-de-Alzheimer

O que diz o estudo?

Pesquisadores do Reino Unido descobriram uma substância presente no alecrim que é capaz de melhorar a memória nos pacientes afetados pelo Alzheimer e também de retardar drasticamente o efeito da perda da memória.

As substâncias presentes no Alecrim funcionam no cérebro de uma forma parecida aos remédios utilizados para o tratamento tradicional do Alzheimer. O principal composto que age na memória é chamado 1,8-cineol.

Este composto age através da inibição da decomposição da acetilcolina. Esse efeito teria o poder de ajudar a retardar a perda de memória nos doentes.

A pesquisa contou com 60 pacientes com Alzheimer, que dividiram-se em três grupos. Um dos grupos recebeu aromaterapia com alecrim, outro com lavanda, e o outro grupo não recebeu aromaterapia.

Os pacientes então foram submetidos a jogos de palavras, que levaram a alguns testes de memória bem complexos, e foi descoberto que o grupo que recebeu terapia com alecrim teve um aumento do desempenho da memória em 75%, o que é realmente animador.

Como usar o alecrim?

Estudos seguintes sobre o 1,8-cineol concluíram que todos os pacientes que foram tratados com esta substância apresentaram grande melhora na função cognitiva!

Considerando os benefícios da aromaterapia, podemos pensar que ela seria muito útil como um tratamento alternativo por enquanto.

Pensando no futuro, seria um grande ganho que se considerasse oficial e reconhecido os benefícios do alecrim, pois o tratamento natural não ofereceria todos os efeitos colaterais que os tratamentos tradicionais do Alzheimer apresentam.

Então, como incluir esse fitoterápico no dia a dia?

Pode ser consumido em chás, como tempero até em carnes, e pode ser colocado na água que se bebe para dar um leve sabor e passar os seus benefícios.

Procure criar o hábito da aromaterapia em sua casa, utilizando o óleo de alecrim em um difusor de óleos essenciais.

Fonte: Dr. Victor Sorrentino

Saiba mais: O que é a doença de Alzheimer?, 10 primeiros sinais e sintomas do Alzheimer, Os terríveis efeitos do Alzheimer no Cérebro, Os 3 Pilares da Saúde do Cérebro

Tudo para a sua Saúde Física, Mental e Emocional. Aqui você encontra artigos, cursos e produtos para alcançar uma Saúde+Plena, Bem Estar e Qualidade de Vida.

50 Dicas para a Saúde do Cérebro