13 Frutas que o diabético pode comer

Neste artigo você irá descobrir as melhores frutas para os diabéticos comerem.

A diabetes é uma doença crônica. Se não for tratada adequadamente, pode causar complicações sérias. Também requer uma série de cuidados alimentares para o paciente. Estima-se que esta doença atinja cerca de 8,9% dos brasileiros.

Em qualquer caso, todos os diabéticos devem ser extremamente cuidadosos ao comer, especialmente alimentos com alto teor de açúcar. Em relação às frutas, essa é uma pergunta muito comum.

frutas-para-diabéticos

Introdução [Frutas para Diabéticos]

Não é recomendado para diabéticos consumir frutas ricas em carboidratos, como figos, uvas e frutas secas.

Elas contêm muita frutose, o açúcar natural da fruta, e podem aumentar as chances de picos de glicemia.

Certamente, a melhor opção é comer sempre frutas frescas, principalmente as ricas em fibras ou as que podem ser comidas com casca.

Maçã, tangerina, pera e laranja com o bagaço, são exemplos destas frutas e, suas fibras, ajudam na absorção mais lenta do açúcar no organismo, mantendo, portanto, a glicemia controlada.

Diabético pode beber suco?

suco-para-diabéticos

Quando um suco é preparado, as fibras da fruta se perdem no processo de produção.

Isto faz com que o açúcar da fruta seja absorvido muito rapidamente, aumentando, assim, o índice glicêmico.

Para uma melhor compreensão, a fibra também é um carboidrato, mas esse tipo não é destruído pelo organismo. Portanto, não será convertido em açúcar.

Lembre-se de que a fibra das frutas pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e controlar o açúcar no sangue. Por isso, elas devem ser consumidas frescas e os sucos devem ser evitados.

Além da perda de fibras, uma pesquisa realizada em 2013 mostrou que beber cerca de três porções de suco de frutas por semana pode elevar o risco de diabetes em 8%.

A pesquisa revelou que trocar o suco por três porções de frutas in natura por semana pode reduzir o risco da diabetes em 7%.

Frutas permitidas para diabéticos

Os diabéticos podem comer todas as frutas, desde que sejam consumidas em quantidades pequenas. Desta maneira, elas não estimulam o aumento dos níveis de açúcar no sangue.

Geralmente, é recomendado consumir 2 a 4 unidades por dia.

Lembre-se de que uma fruta fresca contém em média cerca de 15 a 20 g de carboidratos. Os carboidratos também podem ser encontrados em 1/2 xícara de suco ou 1 colher de sopa de fruta seca.

Veja a tabela abaixo, a indicação do teor de carboidratos em frutas para pacientes diabéticos:

frutas-para-diabeticos

Qual a melhor hora para comer a fruta?

Uma alternativa para os diabéticos é comer a fruta imediatamente após o almoço e o jantar, como uma sobremesa.

Outra alternativa é comer frutas ricas em fibras, como kiwi ou laranja com bagaço, como café da manhã ou lanche, desde que a pessoa coma 2 fatias de torradas integrais na mesma refeição, ou, ainda, 1 pote de iogurte natural, sem açúcar, com 1 colher de linhaça moída, por exemplo.

A goiaba e o abacate são outras frutas que as pessoas com diabetes podem comer, sem se preocupar com o aumento do índice glicêmico.

Frutas que devem ser evitadas

Os diabéticos devem evitar comer algumas frutas que contêm mais carboidratos ou menos fibras, favorecendo a absorção do açúcar no intestino. Os principais exemplos são ameixas em calda enlatada, banana, polpa de açaí, figo, jaca, tamarindo e pinhão.

A tabela a seguir indica a quantidade de carboidratos presente nas frutas que devem ser consumidas com moderação:

frutas-para-diabéticos

Frutas secas e a diabetes

Pessoas com diabetes precisam ter muito cuidado com as frutas secas.

Isso ocorre porque a desidratação que elas experimentam acabará por concentrar seus componentes, incluindo a frutose.

Além disso, eles se tornam menores, o que significa que a uma porção consumida apresente mais carboidratos do que alimentos in natura.

Saiba mais: Chás para baixar a Diabetes: descubra 10 opções naturais, Receitas para diabéticos pdf, O que é Diabetes – Guia Completo para Diabéticos e Pré-Diabéticos

melhores-frutas-para-diabeticos

Leia mais:

Gostou? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais!

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on reddit
Share on tumblr
Share on linkedin

Deixe seu comentário

As informações disponíveis neste site não substituem em nenhuma hipótese o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à saúde e aos tratamentos e medicamentos tomados por você ou pelas pessoas que recebem seus cuidados e atenção.

© Saúde + Plena. Todos os Direitos Reservados – 2020